Brasil enfrenta Gana em busca de identidade e respeito perdido
Página 1 de 1
Brasil enfrenta Gana em busca de identidade e respeito perdido
Como é o Brasil de Mano Menezes? Passado mais de um ano de trabalho do treinador, a pergunta ainda não tem uma resposta fechada e já começa a incomodar a ponto de o goleiro Júlio César, um dos mais experientes do grupo, admitir que a Seleção de hoje ainda não tem uma identidade. A busca por essa nova cara será prioridade a partir desta segunda-feira, no amistoso contra Gana, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Craven Cottage, em Londres.
Reflexo da variação constante de titulares e propostas de jogo, a falta de identidade da Seleção é perceptível pelo retrospecto de Mano. Quando enfrentou times medianos ou frágeis, o Brasil se impôs, mas sem conseguir vitórias brilhantes. Mas com adversários fortes pela frente, fraquejou. Deu adeus à Copa América diante do Paraguai e perdeu para França, Argentina e Alemanha.
Este último jogo, vencido com uma superioridade gritante dos alemães, serviu para transformações na Seleção. Como se fosse um ponto de virada, o fim da paciência com repetições de erros, Mano promoveu alterações, barrou quem estava devendo futebol e começou a trilhar uma novo caminho para brecar a transformação do Brasil em um time comum, que não impõe mais medo aos adversários.
"O que todos nós queremos é rapidamente criar essa identidade que nos cobram para logo apresentar um bom futebol contra seleções grandes. De qualquer maneira, eu tenho certeza que o bom momento vai chegar", afirmou Júlio César, que exemplificou a perda de respeito contando que sofre gozações e piadinhas na Inter de Milão a cada derrota brasileira.
"Temos de vencer todos os jogos daqui para frente, mas o fato de não termos ganhado das seleções mais fortes incomoda. Aí eu escuto as pessoas citando que o time não tem identidade. Temos de aproveitar melhor as oportunidades, porque daqui a pouco o Mano começa a convocar outros jogadores", disse.
Mano, na verdade, já começou a reciclar o grupo. Dez dos 24 jogadores convocados não estavam presentes na Copa América, e a equipe-base sofreu quatro mudanças significativas. O lateral André Santos, o volante Ramires e os atacantes Robinho - lesionado - e Alexandre Pato foram sacados para as entradas de Marcelo, Fernandinho, Ronaldinho e Leandro Damião, respectivamente.
A convocação de Ronaldinho, inclusive, escancara a perda de "aura" da Seleção Brasileira. Mano justificou a volta do meia-atacante com a necessidade de ter uma referência no ataque, alguém que coloque respeito pela história que carrega. Os demais atacantes são jovens e, embora promissores, ainda inexperientes e pouco temidos.
Adversário inesperado
Acertado às pressas, o amistoso contra Gana só existiu por conta do cancelamento, por parte da federação egípcia, do jogo que seria realizado em Cairo contra a seleção local. A mudança deixou o Brasil diante de um adversário em ascensão no cenário mundial, com um time próximo do que ficou em quinto na Copa de 2010, mas desgastado pela disputa na última sexta-feira de um jogo contra Suazilândia pelas Eliminatórias da Copa da África.
O principal astro da seleção, Gyan Asamoah, está fora do jogo por conta de lesão. O time desembarcou em Londres apenas no domingo, realizou um treinamento leve no Estádio Craven Cottage e entra em campo com a certeza de que nada mudará no andamento do trabalho aconteça o que acontecer em campo.
Já Mano Menezes verá a pressão aumentar em caso novo insucesso, mas ele diz não pensar no assunto. "A Seleção Brasileira, sempre que entra em campo, precisa ganhar. O futebol é de alto nível. Hoje, mais do que nunca, existe menos paciência. Mas não tenho de ter essa preocupação (de ser demitido). Minha preocupação tem de ser fazer o melhor".
FICHA TÉCNICA
BRASIL x GANA
Local: Estádio Craven Cottage, em Londres (Inglaterra)
Data: 05 de setembro de 2011, segunda-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Mike Dean
BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho e Ganso; Neymar, Leandro Damião e Ronaldinho
Técnico: Mano Menezes
GANA: Kwarasey; Paintsil, Mensah, Vorsah e Opare; Derek Boateng, Agyemang-Badu; Adiyiah, A. Ayew e Muntari; Tagoe
Técnico: Goran Stevanovic
Tópicos semelhantes
» CBF confirma amistoso Brasil x Gana no dia 5 de setembro
» Com 1 gol nos últimos 300min, Brasil enfrenta defesa invicta há 5 jogos
» Após gol perdido, Anselmo Ramon recebe apoio de companheiros
» Com 1 gol nos últimos 300min, Brasil enfrenta defesa invicta há 5 jogos
» Após gol perdido, Anselmo Ramon recebe apoio de companheiros
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb Jun 22, 2013 10:02 pm por GSB BRASIL
» Blaublitz Akita FC v Ryukyu
Sáb Jun 22, 2013 9:56 pm por GSB BRASIL
» Três para Quinta-feira: Porquê Real Salt Lake vs Seattle Sounders é melhor rivalidade MLS "falar de ninguém sobre
Sáb Jun 22, 2013 9:43 pm por GSB BRASIL
» Toronto FC @ Houston Dynamo: Game Thread
Sáb Jun 22, 2013 9:41 pm por GSB BRASIL
» LIVE CASINO SOFTWARE
Qua Abr 24, 2013 6:47 am por marques_xpro
» POKER EM BRASIL
Qua Abr 24, 2013 6:10 am por marques_xpro
» Bônus de 100% no seu primeiro deposito. Abra uma conta agora
Seg Out 08, 2012 12:38 pm por GSBBRASIL
» Campeonato Paranaense - Jogos
Sáb Jan 21, 2012 9:04 am por GSB BRASIL
» Campeonato Cearense - Jogos
Sáb Jan 21, 2012 9:01 am por GSB BRASIL