Brasil inicia plano olímpico com "ajuda temporária" da Sub-20
Página 1 de 1
Brasil inicia plano olímpico com "ajuda temporária" da Sub-20
Desde que a Conmebol transformou o Sul-Americano Sub-20 em um Pré-Olímpico, a competição ganhou um peso muito maior para os brasileiros, que ainda buscam uma inédita medalha de ouro. Desta forma, a caminhada olímpica começa nesta segunda-feira, contra o Paraguai, às 0h10 (de Brasília), no Estádio Jorge Basedre, em Tacna, com jogadores que em sua maioria devem ficar fora de Londres, em 2012.
A explicação é simples. A Olimpíada aceita jogadores de até 23 anos, diferença de faixa etária em comparação com o classificatório que, inevitavelmente, provocará uma mudança significativa no grupo que irá a Londres caso uma das duas vagas em jogo seja conquistada. Nos Jogos de 2008, por exemplo, apenas o volante Lucas e o atacante Alexandre Pato foram aproveitados entre os campeões sul-americanos do ano anterior.
Em 2011, o grande astro é Neymar, atacante que dificilmente deixará de disputar a Olimpíada em caso de classificação. O Brasil ficou fora pela última vez no futebol masculino nos Jogos de 2004, último em que um Pré-Olímpico com jogadores até 23 anos definiram as vagas sul-americanas.
A situação coloca uma responsabilidade nas costas de atletas que em sua maioria têm entre 18 e 19 anos e buscam seu espaço dentro do cenário nacional. Mesmo assim, o técnico Ney Franco minimiza a situação e deposita confiança nos meninos do Brasil.
"Eu acho que é uma responsabilidade que eles sabem lidar, porque todos os times que entrarão em campo estão com a mesma idade. Todos sabemos o que significa tudo isso e o que pode provocar um tropeço. Mas vamos pensar primeiro em fazer uma boa campanha e não tocar nesta tecla", afirmou.
A vaga olímpica deixa em segundo plano outra classificação importante para o futebol de base do país. Os quatro primeiros colocado garantem lugar no Mundial da categoria, que será disputado em julho na Colômbia. Em caso de sucesso, a base será mantida, diferentemente da Olimpíada.
"Acho que os dois têm grande importância. A Olimpíada por não ter conquistado é muito importante, mas também temos que pensar no Mundial", disse o atacante Henrique, que formará dupla como jogador mais badalado da equipe, Neymar.
Ney Franco prometeu durante a semana uma equipe ofensiva e a sua escalação prova essa tendência. Lucas e Oscar completarão um quarteto ofensivo que promete dar dor de cabeça aos paraguaios e deixa o treinador brasileiro seguro de uma boa campanha.
"Essa é uma equipe muito madura, com jogadores já profissionais. A geração é talentosa, a maioria dos jogadores está jogando em grandes clube e alguns deles estão sendo determinantes como o Neymar no Santos e o Lucas no São Paulo", explicou.
Pelo lado do Paraguai, o discurso é de cautela. O maior destaque da equipe, Miguel Medina, disse que o país pensa primeiramente em uma vaga no Mundial. "O Brasil é uma boa equipe, tem bons jogadores que nem a gente. O mais importante é se classificar ao Mundial, e depois se der à Olimpíada", disse.
Quem
BRASIL: Gabriel, Danilo, Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Casemiro e Zé Eduardo; Lucas, Oscar e Neymar; Henrique. Técnico: Ney Franco
PARAGUAI: Mario Ovando; Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Viera e Nelson Ruiz; Diego Benítez, Hernán Pérez, Marcos Giménez e Oscar Ruiz; Miguel Medina e Claudio Correa. Técnico: Adrian Coria
Onde: Estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru
Quando De segunda para terça-feira, às 0h10 (de Brasília)
Árbitro e assistentes Diego Abal (ARG); Ricardo Casas (ARG) e Francisco Mondria (CHI)
Por que?: estreia do Brasil no torneio que vale vaga nos Jogos Olímpicos e no Mundial Sub-20
Para ficar de olho
- Neymar, nome mais conhecido do torneio e maior esperança do Brasil
- Sistema ofensivo de Ney Franco, com Lucas, Oscar, Neymar e Henrique
- Poder de marcação do Paraguai, que joga com duas linhas de quatro
Tópicos semelhantes
» Brasil inicia adaptação de 5 dias à altitude para igualar rivais
» Nigeriano vice-campeão olímpico morre em acidente de carro
» R. Carlos ajuda Corinthians em negociação com Luís Fabiano
» Nigeriano vice-campeão olímpico morre em acidente de carro
» R. Carlos ajuda Corinthians em negociação com Luís Fabiano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb Jun 22, 2013 10:02 pm por GSB BRASIL
» Blaublitz Akita FC v Ryukyu
Sáb Jun 22, 2013 9:56 pm por GSB BRASIL
» Três para Quinta-feira: Porquê Real Salt Lake vs Seattle Sounders é melhor rivalidade MLS "falar de ninguém sobre
Sáb Jun 22, 2013 9:43 pm por GSB BRASIL
» Toronto FC @ Houston Dynamo: Game Thread
Sáb Jun 22, 2013 9:41 pm por GSB BRASIL
» LIVE CASINO SOFTWARE
Qua Abr 24, 2013 6:47 am por marques_xpro
» POKER EM BRASIL
Qua Abr 24, 2013 6:10 am por marques_xpro
» Bônus de 100% no seu primeiro deposito. Abra uma conta agora
Seg Out 08, 2012 12:38 pm por GSBBRASIL
» Campeonato Paranaense - Jogos
Sáb Jan 21, 2012 9:04 am por GSB BRASIL
» Campeonato Cearense - Jogos
Sáb Jan 21, 2012 9:01 am por GSB BRASIL